Enquanto isso, no boteco da esquina dois amigos canhotos de coração tomam todas pra esquecer a lavada que a esquerda levou nas últimas eleições.

– porra, meu querido, não ganhamos nada dessa vez, nada!

– é, mano, dessa vez foi braba a treta…

– pois estou pensando em me filiar, saca? Fazer mais como militante, me mexer, me sinto muito acomodado e precisamos virar esse jogo político!

– tá certíssimo, meu velho! As esquerdas precisam se unir, não dá mais pra aguentar essa direita trabalhando juntinha enquanto a gente vai cada um pra um lado! É hora de esquecer nossas diferenças e pensar em tudo que nos aproxima!

– isso mesmo! E vou me filiar ao PT, meu querido!

– ao PT, mano? Ta louco? O PT é o responsável por essa tragédia toda ai, tá ligado? Se mancomunou com o que há de pior na direita e deu no que deu! PT não, escolhe outro partido ai…

– é, acho que você tem razão. Então vou pro PDT!

– PDT? Porra, você tá de sacanagem? O PDT votou a favor da PEC do fim do mundo, entregou o Rio de Janeiro pros bandidos e não é mais um partido de esquerda desde a morte do Brizola…

– é verdade, é verdade… bem, então vou me filiar ao PSOL!

– se fizer isso dou na tua cara, mano! Na tua cara! Que é isso, essa cerva aí ta estragada, é? Porra, o PSOL é alinhado com a direita, sempre contra o PT, o Freixo agorinha mesmo desdenhou o Lula e tals meu, não rola, PSOL não dá! Isso sem falar nos pós-modernos que infestam o partido! Não nem, mano! Não nem!

– bem, e se eu entrar pro PSB?

– brincadeira isso, né meu? Esse partido é tão socialista quanto o PSDB! Golpistas profissionais! Outro partideco que jogou sua história na lata do lixo! Miguel Arraes se remexe no túmulo!

– é… bem, acho então que vou de PSTU…

– bucha de canhão e linha auxiliar do PT? Aquilo lá não é partido sério, é legenda de aluguel que faz o serviço sujo pros petistas, mano… esquece isso!

– hum, então tá dificil… que tal o PCO?

– ahahahaha, mano, você pirou de vez! Esses caras do PCO são todos malucos de carteirinha, vivem no século XIX! Fala sério, né? Os caras apoiam até a Coréia do Norte!

– é… bem…ham… então vou de PC do B! Isso, PC do B!

– ó mano, só tá piorando, hein? O PC do B é chamado por toda a esquerda de “pseudo B’, de tanto que tá avacalhado… virou capacho petista, perdeu totalmente a identidade! Se João Amazonas estivesse vivo, se mataria como Getúlio vendo o que fizeram com a legenda dele…

– e que tal a Rede?

– isso lá é partido de esquerda? Quem manda ali é o Itaú, meu!

– puxa, nem pensei nisso, tem razão… Bom, então vou de partidão mesmo, né? O PCB tem história!

– só história, né? Força política meu filho de 3 anos tem mais que o PCB, mano! Os caras chegaram a mais de 2% do eleitorado pra presidente em 1989 e nas últimas eleições não tiveram nem 0,002% dos votos! Um bando de egocêntricos que só querem mostrar quem sabe mais de marxismo, aquilo lá não funciona, não tem estratégia…

– é, tenho que te dar razão… mas eu queria tanto me filiar, fazer mais como militante, saca?

– claro, te entendo perfeitamente e te dou razão, meu velho!Precisamos mesmo fazer isso! Temos que esquecer nossas diferenças e unir as esquerdas! Essa história de ficar só criticando os outros partidos esquecendo o que de fato nos une deu no que deu, né? Direita na cabeça! Golpe e tudo o mais!

– é isso ai! Vamos pedir mais uma gelada enquanto as coisas não melhoram?

– Opa, demorou! E um brinde à união das esquerdas do Brasil!

– tim-tim!

E viveram felizes, bêbados e derrubando governos no boteco para sempre (e eventualmente considerando, entre uma cerveja e outra, a possibilidade de criar um novo partido).