Talal Al-Tinawi é sírio refugiado em São Paulo com sua família há dois anos. Hoje é proprietário do Restaurante Talal Culinária Síria, localizado no bairro do Brooklin.

Talal saiu da Síria por conta da guerra civil que assola o país. Como todo refugiado ele foi obrigado a deixar sua boa vida no país de origem para que preservasse sua vida e a de seus familiares.

No retorno de uma viagem ao Líbano, Talal foi confundido com um homem que tinha o mesmo nome que ele, mas era procurado pela justiça do Governo Sírio, que o trancafiou por 3 meses e meio. Após a saída da prisão e 10 meses no Beirute, ele veio ao Brasil para recomeçar a vida do zero.

A profissão de engenheiro mecânico foi trocada pela cozinha. Através de um sistema de crowdfunding – financiamento coletivo – Talal Al-Itnawi conseguiu realizar seu sonho e tirar do papel o projeto do seu restaurante “Talal Culinária Síria”. Ele assegura que no local serão servidas comidas originais da Síria, pois o sabor delas ainda estão presentes em sua mente.

A ligação do refugiado com o Brasil se tornou tão forte, que ele não pretende morar na Síria novamente, pois, caso volte, teria que recomeçar a vida do zero novamente. Uma viagem ao país após o fim da guerra não está descartada, afinal, boa parte de sua família ficou em Damasco.

 

Nesta entrevista realizada pelo jornalista e documentarista Júnior Castro, Talal conta um pouco de sua história e desconstrói o estereótipo de que refugiados v6em tomar emprego detrabalhadores nacionais.

Tala emprega funcionários brasileiros em seu restaurante.

 


Conheça a excelente e genuína culinária síria em:

Captura de Tela 2016-05-30 às 11.38.35