Galápagos é um arquipélago de origem vulcânica, incrustado no Oceano Pacífico, pertencente ao Equador. A ocupação humana é tardia, já que a oferta de água doce é mínima. O primeiro morador de Galápagos foi um irlandês chamado Patrick Watkins, abandonado por lá em 1807. Ele passou dois anos plantando vegetais e trocava-os por rum com os visitantes. Em 1809, ele roubou um barco e fugiu para Guayaquil.

As belezas paisagísticas e a riqueza da fauna endêmica surpreenderam e maravilharam os primeiros exploradores.  Um jovem naturalista inglês chamado Charles Robert Darwin visitou o arquipélago em 1835, a bordo do navio HMS Beagle, comandado pelo capitão Robert Fitz Roy, e, ao visitar as ilhas e estudar sua flora e fauna, consolidou a teoria da evolução das espécies, que o tornou um dos mais brilhantes cientistas da história da humanidade.

Visitei o arquipélago por oito dias e portava uma câmera digital simples. Foi com ela que realizei este ensaio, em que pretendo apresentar algumas das belezas paisagísticas e a diversidade da fauna endêmica das ilhas.

Desfrutem Galápagos!