The Team Template

Cadu de Castro

Historiador com especialização em gestão ambiental, atua na área da antropologia desenvolvendo projetos em comunidades indígenas, caiçaras, quilombolas, entre outras. Mas vive mesmo de pretensões. Pretensão de ser fotógrafo, escritor, poeta e interpretar cenários políticos. Paixões? Muitas, não caberiam aqui.

Fernando Lourenço

Fernando é Historiador. Nasceu e cresceu em Araraquara, morou em Bauru, se exilou em Três Lagoas e há vinte anos muda de endereços em São Paulo.. Escreve sobre futebol e outros assuntos de menor importância.

Alexandre Perigo

Formação em engenharia, administração de empresas e história, suas paixões são idiomas, ler, escrever, fotografar e cuidar dos filhos Clara e Leonardo.

Gustavo Castañon

Gustavo Castañon é professor de Filosofia e Psicologia e militante político e acadêmico nas horas ocupadas. Hoje trabalha na UFJF e acaba de voltar a seu partido de origem, o PDT. Acha que o mundo tem três grandes males: o capetalismo liberal, o pós modernismo em todas as suas formas e os psicopatas. Anacrônico, acredita em todas essas coisas que a gente chamava de valores, como verdade, beleza, justiça e bem. Acredita em Deus, mas não em religião. Não respeita ideias, só pessoas. Bem, quase todas.

Rodrigo César Dias

Contista, cronista, dramaturgo e roteirista. Autor de "O vampiro de Quixadá", entre outros trabalhos.

Ruda Ricci

Cientista político formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na década de 80. Mestre em Representação Sindical no Brasil pela Unicamp e Doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. Diretor-geral do Instituto Cultiva em Minas Gerais

Amanda Cotrim

Amanda Cotrim é Jornalista e Doutoranda em Linguística. Pesquisa na área de Análise de Discurso, mais especificamente temas como discurso, subjetividade, psicanálise, ideologia, Cuba e mídia. Lê Kafka e Florbela Espanca, faz teatro e tem um programa de rádio. Na vida, passeia entre o roque e a bossa nova, ama queijo gorgonzola e salas de embarque. Nunca escreveu um livro, mas realizou três filmes. Atualmente, estuda o cinismo na sua relação com a Análise de Discurso.

Ana Suy

Ana Suy é psicanalista, psicóloga, mestre em psicologia clínica pela UFPR e professora no ensino superior. Autora do livro “Amor, desejo e psicanálise” (2015, editora Juruá).

Eduardo Marinho

Artista plástico e filósofo de rua.

Bruna Castro

Bruna Castro é criadora do Desguarda Roupa, projeto de consumo consciente que busca despertar a reflexão sobre hábitos de consumo de moda e valorização da roupa como ferramenta sociocultural, através da prática de transformar peças usadas em novas.

Júnior Castro

Júnior Castro - Jornalista, documentarista e produtor audiovisual. Atua, em especial, no campo dos direitos humanos – ou a falta deles - e conflitos sociais. Tem o Hip Hop como estilo de vida e muita sede de conhecimento.

Thiago Cazarim

Bacharel em Música, Mestre em Filosofia, professor do Instituto Federal de Goiás. Escreve e pesquisa sobre música e filosofia, milita pela defesa do direito à educação. Tenta contribuir para o debate sobre os impasses e horizontes possíveis das práticas políticas da esquerda.

Cristiano José

Professor de Filosofia e Sociologia, com formação pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP e FEUSP). Atualmente curso o programa de Mestrado em Filosofia da Educação na FEUSP, colaborando com o Grupo de Estudos sobre Educação, Filosofia, Engajamento e Emancipação – CNPq. Trabalho com as abordagens filosófico-antropológicas da obra de Marx, com ênfase da leitura que delas faz o filósofo húngaro György Lukács.

Dani Nefussi

"Por formação: bacharel em direção teatral e atriz. Por vocação: psicóloga. Por intuição: filósofa. Por karma: sexóloga. Por desejo: cantora. Por amor: mãe. Atualmente: articulista de mim mesma."

Daniela Arbex

Daniela Arbex, 42 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 150 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganha as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição prevista em mais de 20 países. Seu mais recente sucesso, Cova 312, aborda a ditadura de uma forma que a história oficial nunca fez. Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e do prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Há 20 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial.

Elika Takimoto

Vencedora do Prêmio Saraiva Literatura. Doutora em Filosofia pela UERJ. Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. Graduada em Física pela UFRJ, professora e coordenadora de Física do CEFET/RJ. Autora de nove livros, entre eles: História da Física na Sala de Aula – publicado pela Editora Livraria da Física, 2009 - e Minha Vida é um Blog Aberto – publicado pela Editora Saraiva e vencedor do prêmio Saraiva Literatura na categoria crônicas, 2015.

Fernando de Gonçalves

Sociólogo gaúcho

Geraldo Varjabedian

Sou um cara que chegou até aqui entre escolhas e absoluta falta de escolhas. No caminho, abandonei a busca pela normalidade, abri mão de ser amado pela utilidade, aprendi a desaprender... Entendi três coisas fundamentais sobre o mercado: que o capEtalismo só funciona pela negação do óbvio, que nada é mercadoria até que alguém se proprie, e que almoço grátis existe, sim! e é o melhor rango do mundo... Trouxe na mochila poucos trajes: fraque roto de escritor independente, truques de poeta visionário e uns tantos desapegos de ativista e educador socioambiental focado em temas como Consumo Crítico, Não-Consumo, Mudança de Hábitos, Soberania Alimentar, PANCs e outros incômodos dirigidos às classes cúmplices da barbárie econômica. De resto, tenho predileção por seres que reluzem a vida. Coisas e gente que vive em função de coisas me dão um tédio irremediável!

Glauber Frota

Ateu, humanista secular, amante de filosofia da ciência e de bons debates; trocou a vida acadêmica pela vida do senso comum, mas sabendo muito bem ser um incomum em meio a pessoas comuns. Não gosta de marxistas e nem de neoliberais, mas gosta de liberdades individuais e de pensar sobre como buscar um mundo mais igualitário e menos pós-moderno.

Julia Rocha

Mineira, médica de família, cantora e ativista, escreve "quietinha tentando mudar o mundo; isso já há uns 32 anos". Ainda não conseguiu, mas seu projeto é morrer tentando.

Luciano Reis

Pela academia é licenciado em História, bacharel em Design de Produtos, especialista em História da Arte e graduando em Direito. Pela vida é um pouco de tudo isso e muito de nada disso. Uma certeza? Incertezas.

Luiza Coppieters

É professora de filosofia há 16 anos. Formada pela Universidade de São Paulo (USP), defende uma educação pública, gratuita e de qualidade. Como militante do movimento feminista e do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), Luiza participa de discussões sobre gênero e feminismo – tanto nos espaços acadêmicos quanto nas periferias. Eleita pelo segmento de mulheres transexuais para o Conselho Municipal de Políticas LGBT da cidade de São Paulo, a professora é pré-candidata a vereadora do município pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Marcela Boni

Marcela Boni Evangelista é doutoranda em História Social pela USP, onde também fez o mestrado intitulado “Padecer no paraíso? Experiências de mães de jovens em conflito com a lei?”. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de História Oral (NEHO-USP) e do Grupo de Pesquisa em Gênero e História da USP (GRUPEG-HIST). Integra a equipe editorial da “Oralidades – Revista de História Oral”. História oral, história das mulheres, violência e direitos humanos são seus principais interesses, junto com as coisas boas desta vida.

Mateus Guedes

Psicólogo, professor, palestrante, pós-modernista, pós-estruturalista, meio-livre, ora absurdista, ora esperançoso. Ensaísta da vida cotidiana, apaixonado por cafés, e sonho em acordar nalguma manhã com uma mutação genética que me possibilite dar conta de tudo que precisa ser feito. Prefiro textos longos, do tipo que nascem, gozam a vida em vários parágrafos, e encerram somente nos próximos capítulos... quando encerram. Raramente escreverei textos curtos, porque acho que não consigo ser breve quando se trata de viver.

Matheus Arcaro

Matheus Arcaro nasceu em 1984 em Ribeirão Preto, onde vive atualmente. É mestrando em filosofia contemporânea pela UNICAMP. Pós-graduado em História da Arte e Graduado em Filosofia e também em Comunicação Social. É professor, artista plástico e escritor, autor do romance "O lado imóvel do tempo" (Patuá, 2016) e do livro de contos "Violeta velha e outras flores" (Patuá, 2014).

Nadia Mello

É jornalista e designer de moda formada pela Universidade Estácio de Sá. Trabalhou com alguns dos principais veículos de comunicação de moda do Rio, como JB online, site da Iesa Rodrigues e site Puretrend. Produziu editoriais para Iesa Rodrigues e para Revista Serafina, da Folha de São Paulo e, como social media, teve como clientes a L’Oreal e SPFW. Há dois anos, pesquisa sobre os impactos da indústria da moda e busca alternativas para conscientizar, produzir e fazer moda de forma mais responsável"

Oswaldo de Camargo

Oswaldo de Camargo (Bragança Paulista, 1936) é jornalista, com carreira de revisor no jornal O Estado de S. Paulo, redator e resenhista literário no Jornal da Tarde (do Grupo O Estado de S. Paulo). Foi, por sete anos, assistente da presidência na Imprensa Oficial do Estado. Ex-seminarista, cursou Humanidades (Latim, Português, Francês e Grego) no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, em São José do Rio Preto, SP. Lá estudou também teoria musical e órgão e, já em São Paulo, por sete anos, piano no Conservatório Santa Cecília, em Vila Pompeia, Capital. Palestrante, tem dado cursos de Literatura em várias escolas e universidades do País, com destaque para o de atualização para professores, ministrado em anos consecutivos na Universidade de São Paulo. Sua participação na antologia Swarze Poesie- Poesia Negra rendeu-lhe , em 1988, viagem, com os autores Cuti (Luiz Silva) e Geni Guimarães, à Alemanha e à Suíça, para declamação e comentários sobre Literatura escrita por negros no Brasil. Ativista da cultura afro-brasileira, foi um dos fundadores do Grupo Quilombhoje, coletivo de autores voltados para publicação, discussão e divulgação da Literatura negra em nosso país. Como escritor, contam-se entre alguns de seus livros Raiz de um Negro Brasileiro (memórias de infância), O Negro Escrito- Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira (estudos literários); O Carro do Êxito (contos ); O Estranho (poemas); A Descoberta do Frio (novela) e Oboé (novela). Por seus estudos sobre o poeta negro simbolista Cruz e Sousa, recebeu, em 1998, da Secretaria de Cultura de Santa Catarina a Medalha de Mérito Cruz e Sousa e, pela presença e atuação na Literatura Negra no Brasil, a Medalha Zumbi dos Palmares, outorgada, em 2013, pela Câmara Municipal de Salvador (BA). Também, pela sua presença na Literatura feita na Pauliceia, o título de Cidadão Paulistano, dado pela Câmara Municipal de São Paulo, em 2015. É conselheiro do Museu Afro Brasil, na Capital.

Patrícia Mannaro

Procuradora Municipal Secretária Executiva da Aliança Nacional LGBTI Membra da Comissão de Direitos Humanos - OAB/SP Membra da Comissão de Criminologia e Vitimologia da OAB/SP Integrante da Rede Feminista de Juristas - deFEMde Autora do ensaio fotográfico "Entre Lençóis" - Falando de sexualidade sem tabus Mãe apaixonada, militante dos Direitos Humanos por ideologia, mochileira por convicção, amante de esportes radicais, teatro e fotografia.

Pirata Z

Autor

Jornalista e zineiro desde moleque e, cronicamente, um caipira punk.

Pedro Munhoz

Mineiro de Belo Horizonte, militante do PSOL, advogado e bacharel em história. Escreve sobre política e direitos humanos.

Raquel Arraes

Raquel Arraes e atriz com aparições relâmpagos nas séries Game of Thrones, Vikings e Penny Dreadful. Modelo Fine Art, Aspirante a poetisa, Youtuber no Canal Atriz na Gringa, viciada em melancia, tem um gato chamado Ben. Reside na Irlanda.

René Duarte

Professor de História, corinthiano, dependente de literatura, não compartilha receitas gostosinhas no Facebook e seu apartamento – alugado – não tem varanda gourmet. De modo que, por essas e por outras, não é nada, nunca será nada e não pode querer ser nada. Mas, como era de se esperar, por onde vai carrega essa bobagem de ter em si todos os sonhos do mundo.

Rubinho Giaquinto

Musico, Compositor, Voz-Guitar- Banda Professor e Colcheia.

Sílvio Reis

Sílvio Reis, jornalista...

Cristine Takuá

Filósofa, educadora indígena, artesã e militante das causas dos povos indígenas. Vice-presidente do Instituto Guarani da Mata Atlântica (IGUAMA), vive na Terra Indígena Ribeirão Silveira, que fica no litoral de São Paulo.

Vanessa Gonçalves

Trovadora indócil na inútil e urgente causa de desadestrar leões e reensinar pássaros a voar. Projeto piloto em teste consigo mesma.